De acordo com a Norma NBR ISO 14.010, auditoria ambiental é um

“processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”.

Por que é importante?

A importância da auditoria ambiental está em garantir que as atividades praticadas pelas empresas sejam realizadas sem danos ao meio ambiente.

A auditoria ambiental trata-se de uma avaliação periódica que fiscaliza o comportamento das empresas em relação ao meio ambiente, se os empresários desenvolvem suas atividades, de acordo com os critérios estabelecidos em relação à preservação do meio ambiente.

Como implementar auditoria ambiental?

A fim de que o empreendimento faça descartes de resíduos corretamente, é preciso realizar uma consultoria ambiental.

É somente por meio de uma consultoria ambiental que os órgãos ambientais podem avaliar se há ou não irregularidades no empreendimento e a qual tipo de exigência legal ele deve obedecer.

Além disso, há prazos a que o empresário deve obedecer se houver quaisquer regularizações.

Desafios da auditoria ambiental

Um dos maiores desafios da Auditoria Ambiental é criar uma cultura nas empresas um modelo de gestão sustentável, a fim de melhorar seus processos, no sentido de diminuir e até eliminar os impactos ambientais de suas atividades.

Seguindo o mesmo diapasão, é cada vez maior o interesse dos consumidores por produtos ambientalmente corretos. Isso ajuda grandemente as iniciativas ambientais das empresas.

O desafio, porém, é quando as empresas dedicam mais energia ao marketing de suas ações do que aos resultados em si.

De nada adianta um “marketing verde” sem não houver um compromisso significativo.

É por isso que as chamadas as auditorias ambientais tornaram-se instrumentos eficazes e imprescindíveis para a verificação, fiscalização e avaliação das empresas e de seus sistemas de gestão.

Recomendações importantes

De acordo com especialistas, uma das formas que a sociedade encontra para viver em harmonia é, em primeiro lugar, respeitar o espaço alheio e cumprir com direitos e obrigações comuns a todos, para tanto, são criadas regras, Leis, Decretos, Tratados, dentre outros, especialmente, em relação ao meio ambiente.

De maneira que as empresas conscientes de suas atividades e que respeitem o meio ambiente têm o apoio da Lei 9.605, que:

estabelece sanções criminais às práticas lesivas ao meio ambiente, a Lei 6.398/81, de responsabilidade criminal do poluidor e/ou degradador do meio ambiente e a Constituição Federal, de 1988, que em seu capítulo VI, art. 225, demonstra a importância dos cuidados com o meio ambiente, além dos regulamentos criados por Estados e Municípios.

Com essa vasta legislação ambiental e com a população mundial preocupada com a qualidade de vida, a recomendação é que a atuação empresarial não se concentre esforços apenas nos aspectos econômicos do empreendimento, mas também se dedique ao cuidado e preservação do meio ambiente.

Isso porque uma empresa que tem em sua agenda a preocupação ambiental conquista importância na vida social e na sua própria economia.

Natú é a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais com rapidez e segurança.

  • Orçamentos grátis e com segurança
  • Empresas rigorosamente avaliadas
  • Encontre o melhor preço e disponibilidade para lhe atender
  • Negociações com dinamismo, simplicidade e rapidez

Solicitar um orçamento