A importância da Consultoria Ambiental se dá em razão de ser uma atividade especializada e que se caracteriza pelo uso intensivo de conhecimento.

A Consultoria Ambiental se caracteriza por fazer a:

  • avaliação de impacto ambiental (AIA) de projetos, e
  • preparação de um estudo de impacto ambiental (EIA) como requisito para aprovação de projetos que tenham o potencial de causar significativa degradação ambiental.

Por que a consultoria ambiental é tão importante?

De acordo com as discussões ocorridas na Rio+10,  foram debatidos assuntos relacionados ao meio ambiente que se consistiam de criar oportunidades para a elaboração de projetos na busca por soluções práticas e eficazes visando à proteção ambiental.

Essas conferências internacionais realizadas pela Organização das Nações Unidas –  ONU mostram uma preocupação muito grande em relação à preservação ambiental que se iniciou desde os primeiros períodos da História, como, por exemplo, o que ocorria no Império Romano.

Nessa época, já existiam medidas cujas finalidades, por exemplo, era disciplinar o descarte dos resíduos domiciliares.

Aqui, no Brasil, ainda no período colonial, já haviam legislações formadas com vista à proteção de recursos naturais, florestais e pesqueiros.

Só para citar um exemplo, a exploração da madeira era considerada um monopólio da Coroa e tinha como finalidade a preservação de interesses econômicos da nação.

Até a Proclamação da Independência, esses interesses eram os mesmos. Todavia, foi somente na década de 1930, do século XX, que foram realizadas modificações, instituindo assim o Código Florestal e do Código das Águas.

Apesar disso, infelizmente, não foi possível impedir a degradação dos recursos naturais renováveis e não renováveis, a poluição e a criação de situações de risco de desastres ambientais. Na verdade, essa catástrofe só se intensificou nos últimos anos.

É por isso que a Consultoria Ambiental está fortemente vinculada ao cuidado com áreas que estão em franco crescimento.

É impossível hoje ao empresário não buscar a Consultoria Ambiental. Aliás, não somente os empresários, como também as instituições e o Governo.

Independente do órgão, contudo, a Consultoria Ambiental se faz importante, porque somente ela pode avaliar e analisar os estragos e as consequências biológicas e ambientais de projetos, cuja finalidade está direcionada ao meio ambiente e, consequentemente, ao Planeta.

A prática da Consultoria Ambiental se caracteriza como um importante instrumento que visa estabelecer melhoria da qualidade da relação entre a sociedade e o meio ambiente.

Segundo especialistas, num sentido mais amplo, a Consultoria Ambiental é o conjunto de ações que envolvem políticas públicas, setor produtivo e sociedade e que tem em vista o uso racional e sustentável dos recursos ambientais.

Como evitar a dor de cabeça após a contratação?

Quando se cria um projeto ambiental, a intenção é a de que ele seja seguro e que realmente favoreça o empresário e, na mesma medida, preserve o meio ambiente.

Mas, para que anos de estudo, de pesquisa, conhecimento e dedicação não se desvaneçam pelo simples fato de ter sido feita uma escolha equivocada de Consultoria Ambiental, nós, da Natú Ambiental asseguramos a você, empresário, Governo, instituição que pode contar com o nosso trabalho.

O fato de sermos a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais não se firmou somente pela rapidez com a qual trabalhamos, tampouco pela segurança que os clientes sentem pelo nosso trabalho.

Nada disso seria importante, não fosse a ligação mais curta e eficaz entre você e o seu cliente e/ou fornecedor que só a Natú Ambiental pode oferecer.

Venha para Natú tranquilo. Nós cuidamos de meio ambiente para você!

Natú é a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais com rapidez e segurança.

  • Orçamentos grátis e com segurança
  • Empresas rigorosamente avaliadas
  • Encontre o melhor preço e disponibilidade para lhe atender
  • Negociações com dinamismo, simplicidade e rapidez

Solicitar um orçamento

Dificuldades na hora de contratar um serviço e/ou projeto ambiental

As principais dificuldades dos empreendedores antes de contratarem um serviço e/ou projeto ambiental:

  • Demora para receber um orçamento;
  • Falta de esclarecimento de dúvidas técnicas;
  • Preço praticado pelas consultorias e;
  • Confiança no consultor ambiental que fala bastante termos técnicos (que para o empreendedor nem sempre é interessante saber) apenas para justificar o preço cobrado.

Quando um cliente solicita um orçamento de serviço ambiental, significa que ele está interessado em saber o valor a ser dispendido neste tipo de contratação.

Parece óbvio o parágrafo anterior, mas na realidade os fornecedores não dão a atenção devida.

É importante mostrar ao cliente o quanto está disposto a resolver o “problema”.

É lógico que, dependendo da complexidade da demanda do cliente, o orçamento pode demorar um pouco mais. Neste caso, é importante que o consultor o informado sobre a previsão correta de entrega do orçamento.

Antes de receber o orçamento, o cliente deve observar se o consultor está dando a devida atenção a sua solicitação.

Caso isso não aconteça desde o primeiro contato, dificilmente após a contratação o consultor te dará uma atenção maior.

Além disso, o empreendedor deve desconfiar se o fornecedor está vendendo muita facilidade, ou seja, dizer que o seu licenciamento ambiental necessário é muito simples ou que ele consegue agilizar o processo dentro do órgão ambiental.

Após o recebimento do orçamento, o cliente deve observar se o consultor está dando suporte técnico para esclarecimento das informações discriminadas no orçamento apresentado. A necessidade de questionamento técnico depende de empreendedor para empreendedor.

Se o fornecedor não demonstrou suficiência técnica e atenção dada aos questionamentos feitos pelo empreendedor, é um sinal de que o consultor não tem experiência suficiente ou interesse real na demanda do empreendedor.

Sobre o preço cobrado pelo serviço ambiental, é importante frisar que, no mercado, o cliente encontrará de tudo, desde consultores que cobram muito abaixo do valor de mercado até outros que cobram valores muito acima do mercado.

O valor do orçamento é um dos fatores mais limitantes e mais delicados durante a fase de contratação de uma consultoria, haja vista que varia muito de consultor para consultor e o poder de barganha ou acesso ao crédito do empreendedor pode restringir as opções de consultores.

O que realmente vale a pena? Contratar pelo menor preço ou pelo melhor atendimento?

Essa é a dúvida da maioria dos empreendedores, que tentam mesclar as duas opções, pagando menos e com a mesma qualidade de atendimento no qual se paga mais.

Existem aquelas velhas expressões de que “o barato custa caro” e “pagar para ver”. Pode parecer clichê, mas em consultoria ambiental essas duas expressões acontecem muito.

Quando o cliente visa apenas o menor valor do orçamento e não avalia o atendimento prestado pelo consultor antes de uma contratação, ele está correndo um sério risco de pagar um serviço que não condiz com a sua expectativa.

Recomendamos que o empreendedor não defina a contratação do consultor única e exclusivamente pelo valor do orçamento, pois é muito comum o serviço não ser executado conforme a expectativa do cliente e o mesmo se arrepender pela escolha feita.

E o pior, o empreendedor terá que contratar um novo consultor, aumentando ainda mais o gasto do que teria caso tivesse contratado inicialmente pela qualidade do atendimento.

Natú é a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais com rapidez e segurança.

  • Orçamentos grátis e com segurança
  • Empresas rigorosamente avaliadas
  • Encontre o melhor preço e disponibilidade para lhe atender
  • Negociações com dinamismo, simplicidade e rapidez

Solicitar um orçamento