Adriano Scarpa Tonaco, Engenheiro e Analista Ambiental da Gerência de Meio Ambiente, da FIEMG concedeu uma entrevista a Natú os desafios do empreendedor na hora de contratar um serviço ambiental.

Quais são as maiores dificuldades que o empreendedor enfrenta na hora de contratar um serviço e/ou projeto ambiental para sua empresa?

A primeira dificuldade é encontrar empresas especializadas nos serviços ou projetos demandados.

Dependendo da demanda a especialização e qualificação do consultor é imprescindível para que o trabalho seja realizado corretamente, evitando o retrabalho e muitas vezes a não aprovação pelos órgãos ambientais.

Outra grande dificuldade é em relação à reputação e credibilidade destas empresas. Muitas vezes o empresário não consegue informações suficientes sobre o histórico da empresa contratada, o que pode acarretar em diverso prejuízos.

A criação de um ambiente onde você pode concentrar os prestadores de serviço, facilita muito a vida do empreendedor, que ganha agilidade e pode ter acesso à avaliação realizada por outros usuários, conferindo uma maior confiança no processo de contratação.

O que o empreendedor deve levar em conta na hora de contratar uma empresa de consultoria/engenharia ambiental?

Quase todos os dias surgem novas regulações na área ambiental. Devido à dinâmica que este mercado tem, questões como experiência, informação, atualização e conhecimento, são fundamentais para o consultor.

Além disto a reputação da empresa deve ser levada em consideração para se evitar transtornos futuros.

O que uma boa empresa de consultoria e/ou engenharia ambiental deve apresentar?

Um conhecimento sólido e atualizado da legislação é primordial.

Uma questão muito crítica é o cumprimento dos prazos legais, seja para revalidação da licenças ambientais, cumprimento de condicionantes ou entrega de relatórios aos órgãos ambientais.

A obtenção da licença é apenas o primeiro passo e muitas vezes o consultor sai de cena nesta hora, sendo que a gestão ambiental é um processo contínuo que demanda acompanhamento constante.

Quais são os serviços e/ou projetos mais recorrentes que os empreendedores buscam?

Normalmente são aqueles ligados às obrigações legais ambientais, como estudos ambientais par ao licenciamento (RCA/PCA, EIA/RIMA), outorga, cadastro técnico federal, análises e monitoramentos, dentre outros.

Além disto, empresas que inserem as questões ambientais na estratégia do negócio, buscam implementar medidas de eficiência dos processos que irão gerar ganhos econômicos e ambientais, como por exemplo projetos de eficiência energética.

Leia mais: Como evitar dor de cabeça na hora de escolher uma consultoria ambiental.

Natú é a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais com rapidez e segurança.

  • Orçamentos grátis e com segurança
  • Empresas rigorosamente avaliadas
  • Encontre o melhor preço e disponibilidade para lhe atender
  • Negociações com dinamismo, simplicidade e rapidez

Solicitar um orçamento