Já há algum tempo que o Programa de Educação Ambiental assume uma posição mais abrangente e se solidifica como a busca de um equilíbrio entre o homem e o ambiente, com a intenção de criar um futuro melhor, pensado e vivido dentro de uma perspectiva que inclui sobremaneira o desenvolvimento e o progresso.

O que é Programa de Educação Ambiental?

“Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”

Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º.

“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.

Por que Programa de Educação Ambiental é importante?

O Programa de Educação Ambiental é importante por promover a sustentabilidade ambiental. O programa tem como metas delimitar ações que assegurem o equilíbrio entre a interação e a integração das várias perspectivas da sustentabilidade ambiental para o desenvolvimento do país, visando à participação social na proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e de qualidade de vida.

Como implementar o Programa de Educação Ambiental?

A implementação de um Programa de Educação Ambiental eficaz deve ser desenvolvido com base na compreensão global de conhecimento, prática e habilidade e que sejam compreendidos por todos, de forma a alterar o comportamento e o comprometimento de cada um.

Para tanto, é necessária a criação de um projeto coerente, com objetivos gerais e específicos bem delimitados para o seu efetivo desenvolvimento. Somente assim a verdadeira educação ambiental se tornará concreta.

Para a implementação de um projeto numa empresa, por exemplo, é preciso que seja feito um diagnóstico para conhecer os colaboradores, como vivem, como percebem o meio ambiente, como reagem às mudanças etc. De maneira que o projeto se estabeleça como um conjunto de ações contínuas e interligadas, voltadas para determinado objetivo.

Desafios do Programa de Educação Ambiental

A maior parte da população brasileira vive em cidades, por essa razão é muito comum observar uma crescente degradação das condições de vida, o que reflete seriamente em crise ambiental. Daí a necessária reflexão sobre os desafios para mudar as formas de pensar e de agir sobre as questões ambientais.

O desafio então é criar Programa de Educação Ambiental com ênfase, especialmente, na transformação social e que o projeto consiga relacionar o homem à natureza, uma vez que é sabido que o único responsável pela degradação ambiental é o ser humano.

Recomendações

Pode-se dizer que o Programa de Educação Ambiental é importante e só será eficaz quando o homem descobrir que a solução está no seu cotidiano, no seu local de trabalho, na prática de tarefas simples sempre voltadas ao interesse ambiental.

Portanto, somente quando o homem descobrir que, para viver em um mundo melhor, é preciso que a sua atuação seja principalmente a de contribuir para uma melhor qualidade ambiental, como também a de fazer uso de forma inteligente dos recursos naturais e da energia disponíveis.

Natú é a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais com rapidez e segurança.

  • Orçamentos grátis e com segurança
  • Empresas rigorosamente avaliadas
  • Encontre o melhor preço e disponibilidade para lhe atender
  • Negociações com dinamismo, simplicidade e rapidez

Solicitar um orçamento