De acordo com a Resolução Conama nº 306/2002, gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que prioriza a sustentabilidade.

A gestão ambiental tem a intenção criar uma nova forma de administração, tendo em vista a prática de métodos administrativos, a fim de reduzir ao máximo o impacto ambiental.

É um método de administração empresarial que prioriza o desenvolvimento sustentável, ou seja, é a condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, por intermédio da implementação de um sistema de gestão ambiental.

Natú é a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais com rapidez e segurança.

  • Orçamentos grátis e com segurança
  • Empresas rigorosamente avaliadas
  • Encontre o melhor preço e disponibilidade para lhe atender
  • Negociações com dinamismo, simplicidade e rapidez

Solicitar um orçamento

ISO 14000

O ISO 14000 é um conjunto de normas técnicas e administrativas que estabelece parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental para as empresas dos setores privado e público. Estas normas foram criadas pela International Organization for Standardization – ISO (Organização Internacional para Padronização).

Por que sistema de gestão ambiental é importante?

A adoção de um sistema de gestão ambiental é muito importante para as empresas, especialmente, pela ampla repercussão de sua imagem, ao ter o seu nome ligado à preservação ambiental.

As empresas que adotam o SGA reduzem seus custos, evita desperdícios e reutiliza materiais que antes eram descartados.

Como implementar o sistema de gestão ambiental?

A organização que deseja implementar um sistema de gestão ambiental deve fazer um mapeamento de todas as atividades e de suas necessidades. Em seguida, é preciso obedecer às seguintes etapas:

Etapas que compõe o processo de implantação e operacionalização.

ITENS DESCRIÇÃO
Recursos, funções, responsabilidades e autoridades Definição de recursos financeiros, tecnológicos, infraestrutura dentre outros. Também são realizadas as atribuições de responsabilidades as pessoas envolvidas no sistema.
Competência, treinamento e conscientização Desenvolve atividades com o corpo funcional da organização, como: treinamentos das atividades potencialmente impactantes, programas de conscientização e conhecimento da política ambiental da empresa. Este requisito visa desenvolver o comprometimento dos funcionários com a gestão ambiental promovida pela organização.
Comunicação Procura definir como se dará a troca de informações da organização com seu ambiente externo (fornecedores, clientes, partes interessadas e etc.) e interno (colaboradores e prestadores de serviço).
Documentação A empresa deverá manter documentadas todas as informações pertinentes ao seu SGA.
Controle de documentos A organização deve estabelecer mecanismos de controle sobre os documentos referentes ao SGA.
Controle operacional Definir mecanismos de controle sobre os aspectos considerados significativos.
Preparação e resposta à emergências A organização deverá estabelecer planos para situações emergenciais.

Fonte: ABNT apud (2004, 2005)Lima & Lira, 2007.

Com a implementação da gestão ambiental a organização,

  • usa os recursos naturais de forma racional,
  • aplica uma metodologia capaz de manter a biodiversidade,
  • adota sistemas de reciclagem de resíduos sólidos,
  • usa de maneira consciente e sustentável os recursos naturais,
  • trata e usa a água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo.
  • cria produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.

Desafios do sistema de gestão ambiental

Um dos maiores desafios da gestão ambiental é fazer uso da integração planejada, coordenada e organizada de suas atividades, produtos e serviços sobre o meio ambiente.

Ao inserir o modelo de gestão ambiental, cada empresa sabe que é responsabilidade de todos e não somente de uma só pessoa ou de um só grupo o cuidado com o meio ambiente

A adesão a um sistema de gestão ambiental beneficia a empresa e deixa evidente sua preocupação com o meio ambiente. Além do mais, seus clientes, ao lidar com uma empresa com um sistema de gestão ambiental, sentir-se-ão confiantes, pois sabem que estão diante de uma organização que respeita o meio ambiente.

Recomendações para o sistema de gestão ambiental

As empresas que estão abertas a ajudar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, estão conscientes de seu papel para o bem-estar da população, não querem de forma alguma causar impactos ambientais.

Por isso, elas devem implementar um sistema de gestão ambiental, pois, é fato que um sistema de gestão ambiental desempenha um papel importante no sucesso da organização.

Natú é a primeira plataforma do Brasil criada para contratação de serviços ambientais com rapidez e segurança.

  • Orçamentos grátis e com segurança
  • Empresas rigorosamente avaliadas
  • Encontre o melhor preço e disponibilidade para lhe atender
  • Negociações com dinamismo, simplicidade e rapidez

Solicitar um orçamento